Avaliação Neuropsicológica crianças e adultos
O que é Avaliação Neuropsicológica Infantil?
A Avaliação Neuropsicológica Infantil faz um mapeamento geral das funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem e funções executivas). É importante para o neuropediatra e outros profissionais, pois auxilia na realização de diagnósticos e esclarece as potencialidades e dificuldades da criança. Além disso, possibilita também intervenções mais específicas.
A Avaliação Neuropsicológica é realizada em algumas sessões que variam entre 8 à 10 sessões (depende do rendimento da criança na sessão), com duração de 60 minutos (1 hora).
O exame é feito por meio de uma série de procedimentos complexos e minuciosos, que incluem:
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Anamnese: Entrevistas com os responsáveis;
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Testes neurológicos e psicológicos específicos;
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Observação clínica;
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Devolutiva com os responsáveis.
Quando ela é indicada?
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Problemas comportamentais: Socialização, manejo em casa e na escola; comportamentos disruptivos;
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Desatenção;
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Suspeita de comprometimento neurológico ou áreas da cognição;
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Transtorno de déficit de Atenção (TDAH);
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Transtorno Opositor Desafiante (TOD);
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Deficiência Intelectual;
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Altas habilidades e Superdotação;
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Atraso no Desenvolvimento Cognitivo;
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Dislexia;
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Transtornos de Aprendizagem;
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Transtornos do Espectro Autista (TEA);
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Traumatismo Craniano (TCE);
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Epilepsia;
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Outros;
Avaliação Neuropsicológica Adulto / Idoso
A avaliação neuropsicológica une as ciências da neurologia e da psicologia para avaliação do paciente. O exame investiga como o funcionamento do cérebro influencia as funções cognitivas, emocionais e comportamentais, tais como:
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Atenção;
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Memória;
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Linguagem;
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Cálculo e Planejamento;
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Emoção;
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Capacidade Intelectual
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Sensopercepção
Quando ela é indicada?
A avaliação neuropsicológica é indicada quando há algum caso de deficiência cognitiva que prejudica a vida diária da pessoa e interfere negativamente em seus relacionamentos interpessoais. Abaixo segue alguns exemplos:
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Perda de memória;
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Déficit das funções executivas, como planejamento e organização;
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Dificuldade para se concentrar;
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Déficit de atenção;
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Déficit de raciocínio;
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Dificuldade de aprendizagem;
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Dificuldade para resolução de problemas;
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Déficit das habilidades perceptivas e motoras
Ela também é utilizada para realizar diagnóstico diferencial de doenças e distúrbios que apresentam alterações tanto de ordem neurológica quanto psicológica, Sendo:
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Transtorno de déficit de Atenção (TDAH);
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Dislexia;
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Atraso no desenvolvimento cognitivo;
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Distúrbios mentais;
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Demências;
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Doença de Alzheimer;
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Doença de Parkinson;
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Traumatismo Craniano;
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Acidente Vascular Cerebral (AVC);
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Epilepsia;
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Outros