top of page
Avaliação Neuropsicológica crianças e adultos

O que é Avaliação Neuropsicológica Infantil?

A Avaliação Neuropsicológica Infantil faz um mapeamento geral das funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem e funções executivas). É importante para o neuropediatra e outros profissionais, pois auxilia na realização de diagnósticos e esclarece as potencialidades e dificuldades da criança. Além disso, possibilita também intervenções mais específicas.

A Avaliação Neuropsicológica é realizada em algumas sessões que variam entre 8 à 10 sessões (depende do rendimento da criança na sessão), com duração de 60 minutos (1 hora).

O exame é feito por meio de uma série de procedimentos complexos e minuciosos, que incluem:

  • Anamnese: Entrevistas com os responsáveis;

  • Testes neurológicos e psicológicos específicos;

  • Observação clínica;

  • Devolutiva com os responsáveis.

Quando ela é indicada?

  • Problemas comportamentais: Socialização, manejo em casa e na escola; comportamentos disruptivos;

  • Desatenção;

  • Suspeita de comprometimento neurológico ou áreas da cognição;

  • Transtorno de déficit de Atenção (TDAH);

  • Transtorno Opositor Desafiante (TOD);

  • Deficiência Intelectual;

  • Altas habilidades e Superdotação;

  • Atraso no Desenvolvimento Cognitivo;

  • Dislexia;

  • Transtornos de Aprendizagem;

  • Transtornos do Espectro Autista (TEA);

  • Traumatismo Craniano (TCE);

  • Epilepsia;

  • Outros;

 

Avaliação Neuropsicológica Adulto / Idoso

A avaliação neuropsicológica une as ciências da neurologia e da psicologia para avaliação do paciente. O exame investiga como o funcionamento do cérebro influencia as funções cognitivas, emocionais e comportamentais, tais como:

  • Atenção;

  • Memória;

  • Linguagem;

  • Cálculo e Planejamento;

  • Emoção;

  • Capacidade Intelectual

  • Sensopercepção

 

Quando ela é indicada?

A avaliação neuropsicológica é indicada quando há algum caso de deficiência cognitiva que prejudica a vida diária da pessoa e interfere negativamente em seus relacionamentos interpessoais. Abaixo segue alguns exemplos:

  • Perda de memória;

  • Déficit das funções executivas, como planejamento e organização;

  • Dificuldade para se concentrar;

  • Déficit de atenção;

  • Déficit de raciocínio;

  • Dificuldade de aprendizagem;

  • Dificuldade para resolução de problemas;

  • Déficit das habilidades perceptivas e motoras

Ela também é utilizada para realizar diagnóstico diferencial de doenças e distúrbios que apresentam alterações tanto de ordem neurológica quanto psicológica, Sendo:

 

  • Transtorno de déficit de Atenção (TDAH);

  • Dislexia;

  • Atraso no desenvolvimento cognitivo;

  • Distúrbios mentais;

  • Demências;

  • Doença de Alzheimer;

  • Doença de Parkinson;

  • Traumatismo Craniano;

  • Acidente Vascular Cerebral (AVC);

  • Epilepsia;

  • Outros

bottom of page