top of page

3.

Orientação Vocacional e Profissional

O que é Orientação Vocacional/Profissional?

 

É uma especialidade muito preventiva da Psicologia que pode ajudar a evitar equívocos e escolhas sem embasamento, além de impactos significativos em recursos de tempo e financeiro.

Este trabalho é de extrema importância pois auxilia o jovem no processo de tomada de decisão da escolha profissional, uma entre as escolhas mais importantes que estarão por vir.

Também tem um impacto bastante positivo no que se refere a evasão escolar, visto que um dos maiores motivos de evasão no curso técnico ou graduação é a falta de identificação do aluno ao curso escolhido.

 

Qual o objetivo da Orientação Vocacional/Profissional?

A OVP auxilia o jovem a construir e fortalecer sua escolha profissional, delineando um projeto de vida e carreira que esteja alinhado com seus anseios, aspirações, personalidade, habilidades e as possibilidades que o mercado de trabalho oferece.

O jovem se apropria de suas características através do autoconhecimento e conhece o mundo das profissões, não sendo mais um elemento surpresa ao iniciar o curso.

 

Qual o público?

Jovens que estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio ou que já o tenham concluído e estejam em dúvida sobre a escolha da futura profissão.

Qual a diferença de Orientação Vocacional/Profissional e Teste Vocacional?

O teste pode ser utilizado no processo de OVP, mas não é obrigatório.

Somente os profissionais da Psicologia possuem permissão para aplicação de teste vocacional.

O teste é uma ferramenta que o psicólogo pode utilizar no processo de OVP, porém somente ele não é suficiente, pois traz informações genéricas não embasadas na singularidade e na subjetividade do jovem.

A Orientação é um processo, que faz um link com os interesses, habilidades, personalidade e o mercado de trabalho, e tem como base o autoconhecimento. Autoconhecimento faz o jovem olhar para dentro de si, se apropriar de suas habilidades.

 

Qual é o papel da família no processo de orientação vocacional/profissional?


A família tem um papel muito importante de acompanhar o jovem, dar o suporte e incentivar o autoconhecimento. 
A família participar deste processo é fundamental para proporcionar ao jovem segurança e autonomia.
Importante ressaltar que a escolha da profissão sempre é do jovem.

Qual o papel do Psicólogo na Orientação Vocacional?

 

O psicólogo é o facilitador ele direciona, faz um trabalho com o orientando de autoconhecimento e autorreflexão através de entrevistas, autobiografia, observações clínicas, atividades, tarefas e testes.
Auxilia o jovem no processo de tomada de decisão.
Importante ressaltar que a escolha da profissão é sempre do jovem.

 

Onde posso fazer a Orientação Vocacional?

 

O trabalho pode ser feito presencial no consultório, ou online. Para que seja feito online é necessário que o jovem tenha além da internet, privacidade para os atendimentos e execução das tarefas que serão delegadas. Ou seja, haverá os mesmos procedimentos do atendimento presencial.

 

Quanto tempo dura o processo de Orientação Vocacional?

 

O processo dura em torno de dez a doze encontros no máximo, uma vez por semana sessenta minutos cada encontro. São realizadas também duas entrevistas com os pais e/ou responsáveis, uma no início e a outra no final para a devolutiva do processo.

bottom of page